quinta-feira, 26 de julho de 2007

De onde vem a calma


Corria o jogo da seleção brasileira masculina de vôlei no Maracanãzinho, nesta quarta-feira. Reservas em quadra, México se 'esgoelando' para forçar uma mínima resistência (sem conseguir), ginásio lotado, em clima de catarse coletiva a cada ponto ou nas raras vezes em que o atacante Giba, o Giovane da vez (se vc tem menos de 20 anos coloque 'Giovane Gávio' em um site de buscas) foi chamado a entrar em quadra e...bem...e o senhor da foto acima dormia. Fui chamado ao fato pelo colega e amigo Henrique Dias (inventor da diplomacia, Henrique é capaz de destratar uma pessoa e esta agradecê-lo, pensando ser elogiada). Com uma ajuda do 'supracitado imediatamente acima' (sic), focalizei o dorminhoco, que tinha em sua expressão uma calma como se o sono fosse alimentado e jamais atrapalhado por apitos, gritos, pelo animador de auditório (q, torço, ficará afônico antes da final e deixará a torcida agir por si só)e pelos berros do técnico Bernardinho, que, juro, davam para ser ouvidos mesmo com a casa cheia e escandalosa.


Debochei, dei boas risadas, apontei e até pouco tempo atrás não tinha conseguido entender o sono. Lembrei das pessoas que me pediram ingressos e me disseram desejar estar ali pra ver qq jogo desse timaço. Quase odiei o velhinho por ocupar, dormindo, um lugar q outros mal sentariam tamanha excitação a cada mergulho do Escadinha, ataque do Samuel (jogaram os reservas) ou bloqueio do Gustavo e do Rodrigão (esses dois somados, aliás, dão bem mais que dois).


Já prestes a começar a escrever, eis que me vem "De onde vem a calma, daquele cara?". A estrofe em forma de pergunta é a primeira de uma música da banda carioca Los Hermanos (De onde vem a calma, CD Ventura). E...então, de onde vem a calma daquele senhor? Da quadra. Das boladas no chão, nos adversários, das levantadas, dos bloqueios, dos pitis do treinador, de cada ponto, vitória e título. Aquele ancião tirando um cochilo, encostando, esticando a carcaça, tirando uma pestana enquanto a seleção vencia era a imagem da tranqüilidade que esse time passa ao público. Em plena 'crise Ricardinho odeia Bernardinho e vice-versa' precisou de um jogo 'mais ou menos' contra o Canadá para em seguida jogar muito contra Cuba e hoje....'chegar e vencer' o México. Simples assim. Com a naturalidade de quem tira um cochilo após o almoço.


Após o jogo cruzei com o representante da 'melhor idade' (como eu DETESTO esse termo!). De pé, acordado, bem disposto, como se acordasse de um sonho bom. Conversava e desfrutava da vitória como se fosse dela o espectador mais atento. De fato, não é preciso ver esse time, essa geração que parece jogar e vencer de olhos fechados. Serão campeões novamente? Vacilarão contra a Venezuela assim como em Santo Domingo-2003? A crise Ricardinho-Bernardinho é o início do fim desse ciclo vitorioso? Darão show ou jogarão pro gasto? Não importa. Sou dos que acredita que entrar em campo, em quadra, na piscina, no tatame ou seja lá onde for praticado o esporte e jogar, nadar ou lutar bem, honrar o lado lúdico do esporte é o que vale, no fim das contas. Esse time ganhou Mundial, Olimpíada, Liga Mundial e mais uns 'três continentes a sua escolha' (se vc nunca jogou War, não teve ou não está tendo adolescência). Mais que títulos, porém, reinventou o jeito de jogar vôlei. Em 1992 a seleção de basquete dos Estados Unidos na Olimpíada de Barcelona foi formada por 11 astros da NBA. Michael Jordan, Larry Bird e Magic Johnson eram os gênios que comandavam outros craques. Nestes mesmos Jogos a seleção brasileira masculina de vôlei tinha a seguinte ordem de saque: Maurício, Tande, Carlão, Marcelo Negrão, Giovane e Paulão. Eu achei q tinha visto, nestas duas equipes, o que poderia existir de melhor em esportes coletivos (incluindo times de futebol). Estava errado. Graças a Giba, Ricardinho (o melhor jogador de vôlei que já vi), Dante, Gustavo, Anderson, André Eller, André Nascimento, Marcelinho, Serginho, Rodrigão, Murilo, Nalbert...base de um time comandado pelo insaciável, irascível e compulsivo Bernardo Rezende, que só não é nota 1000 porque cortou o Ricardinho.

7 comentários:

Patty Peixoto disse...

Esgoelado e eu aviscerada... não sei de onde tirei isso. rsss
E outra coisa, Giovane (procurar em site de buscas, huahuhauhuahuha).
Eu me sinto assim qdo uma criatura marca a aula de spinning das 19:15 com direito a overbooking, pedala meia aula e vai embora... Dá cãimbra no fígado. Nossa, acho q ando pensando muito em visceras. Acho q é pq não gosto de MIÚDOS e vi a Zélia falando que gosta de moela de galinha. Como alguém come algo que é usado para "comer". Não entra na minha cabeça.
No máximo coração, sem infartos ou qualquer cardiopatia, isso se o churrasco demorar muito e tem q estar torradinho para descer.
Creio que vc entende de aversões culinárias. Comer moela, fígado, DOBRADINHAAAAAAAAAA é o mesmo que eu te chamar para almoçar um refogado de couve com folhas de alface, rúcula, aipo, almeirão (vc conhece isso?), repolho e couve-flor (pelo menos se livra de flatos destes dois últimos). acho q vc entendeu, não precisava, eu baixar o nível.
Beijos e obrigada pela companhia na madrugada e pelo Maria fernânda Cândido amarrando a sapatilha.

Unknown disse...

Tinha que falar do Los Hermanos (que de bom mesmo só Ana Júlia)? O texto tava tão bom.... rs

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, agradeço ao amigo pelos elogios!!! Hehehehe!!! Realmente, só o nosso "tio" pra dormir com um barulho daqueles. Surreal!!! Abração!!!

Cláudio disse...

Ídola Niskier,
Camelo e Amarante > Lennon e McCartney

Unknown disse...

Meu DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEUS!!!!!!! Que inveja!!!! Snif snif
Você foi num jogo deles!!! Amo MUITO!!! Jogam muito!!! Eu entendo o sono do tio lá... Convenhamos... eles jogam tanto, mas tanto, que fazem um jogo parecer um passeio vai.. Contra Cuba foi um jogo excelente, os cubanos jogam muito tbm, bolas fortíssimas, e mesmo assim, 3x0... fica até sem-graça... hihihi
Beijoooo

ps: o comentário da Patty tá HILÁRIO!!! =D

Um pouco de tudo disse...

Dormir em um jogo de desses?! impossível, eles são perfeitos e empolgam, puxa vida você pegou o telefone dele? vou oferecer para ir no lugar dele no próximo hahahahahaha. Ricardinho e Bernadinho acabam se entendendo mesmo que profissionalmente que é o que interessa, e como não sabemos realmente o que aconteceu para o corte, não julguemos nem um nem outro, no final os dois devem ter alguma culpa...

Anônimo disse...

Dormir é bom demais, mas esse soninho aí não tem explicação mesmo! Se fosse uma partida de tênis...
Bjs!
Carolina, agora não mais uma anônima.