quinta-feira, 19 de julho de 2007

"A banalização da vaia"


"Eis o melhor e o pior de mim..." As primeiras palavras da música 'Infinito particular', do CD mais recente da Marisa Monte (parêntese! Deste CD não morra nem siga vivendo sem ouvir "Vilarejo") ilustram bem minhas primeiras impressões do 'além do que se vê' do Rio 2007. Uma bela festa de abertura, uma cidade linda, instalações modernas, sujeira devidamente sob o tapete e...e aí aquilo q é tão admirado quanto nossas belezas naturais falha. A hospitalidade e gentileza do povo. Mais especificamente do torcedor. Mais ainda contra os americanos. Tudo bem...vá lá...o débil mental escreveu "Welcome to Congo", o país é governado por um assassino. Mas quem veio representar os 'united states' aqui não são um bando de 'ianques racistas e matadores de texanos'. São jovens americanos, como os nossos. Cheios de sonhos, como os nossos. E seres humanos, como todos nós. E estão sendo vaiados, xingados em todas as linguas, inclusive na deles.

Os rapazes da foto são Stoulfos e Looming. Jogam vôlei de praia e foram vítimas de um calvário em Copacabana. Enfrentaram uma dupla venezuelana q ofereceu menos resistência do que os 'pseudoxenófobos' da arquibancada. Porque filmam, porque virou moda, porque querem mostrar que falam inglês ou porque sabe-se lá porque vaiaram e ofenderam os atletas durante a cerca de uma hora q eles demoraram para vencer os adversários. A cada erro, um aplauso, a cada acerto, uma vaia. A cada momento de concentração antes do saque, o grito de "Chavez, Chavez". Sim...aquele mesmo da Venezuela, q deve ter bebido na mesma fonte que o nosso ex-governador, aquele monstro híbrido e andrógino q por aqui implantou e aperfeiçoou o caos durante oito anos. Aquele mesmo da Venezuela que vive a dizer insanidades só pelo 'prazer de ofender uma nação'. Aquele que, coisa q os imbecis da vaia burra provavelmente não sabem, andou dizendo umas e outras para o presidente Lula (o q mereceu as vaias inteligentes do Maracanã).

É a segunda de muitas vezes que vou citar Nelson Rodrigues aqui. Desta vez o faço para lembrar uma frase que ele disse após chocar o público com mais uma peça 'à frente do seu tempo'. "O que importa mesmo para um dramaturgo é a vaia. Apupos consagram mais do que aplausos". Pois bem, cinqüenta anos depois da máxima do "Anjo Pornográfico", estamos assistindo em silêncio (ou, quem sabe, mesmo que baixinho, vaiando) a banalização da vaia.

Não considero Pena, dó ou qualquer outro sinônimo que exista, um sentimento nobre. Quando os americanos chegaram à zona mista (local de entrevistas) esbanjando simpatia, honestamente fui acometido de uma certa pena daqueles rapazes que, minutos após serem considerados culpados como se tivessem incentivado o "Welcome to Congo", distribuiam sorrisos e piadinhas para as meninas brasileiras e se colocavam à disposição dos brasileiros para conversar por quanto tempo fosse necessário. Uma frase de Loomis, porém, me trouxe de volta ao sentimento certo para cada qual. Torcida e atletas.

"Jogar sendo vaiado não foi legal. Esperava por isso apenas contra as duplas brasileiras. Mas quem está na arquibancada tem direito de escolher alguém para torcer. Pelo menos nos intervalos dançamos juntos ao som de Michael Jackson e outros ídolos americanos".

Pasmem. Os 'anti-americanos' da vaia burra se esbaldavam com a música da terra do Tio Sam a cada pedido de tempo, fim de set ou mudança de quadra. Dizer mais o que????

"...and I will try, to fix you"...

5 comentários:

Anônimo disse...

Realmente Cláudio, ótimo texto, eu ao menos fiquei envergonhado na hora da entrevista, pelas vaias que receberam e pela simpatia que mostraram...

ótimo texto

Abraçosss

Um pouco de tudo disse...

É ninguém melhor que você, que está vivendo essas vaias, para falar, também acho chato, deveriam focar a raiva no idiota que escreveu a idiotice, até porque esporte não é isso e os caras são bons em quase a totalidade dos esportes...
Vaiar contra os brasileiros, durante as partidas para desestabilizar, tudo bem faz parte e em qualquer país isso acontece mas é só né?! nada de vaiar depois que eles já ganharam e de forma justa, vamos aplaudir, a beleza do esporte, vamos aplaudir o espetáculo, vamos aplaudir os melhores sejam eles quem forem!!!!
Bjusss

Clube da Luluzinha Gastronômico disse...

É Claudinho, eu concordo com o que vc escreveu no seu texto... Não sou fã dos americanos, mas, os respeito acima de tudo pelos seres humanos que são...
Gostaria de fazer uma adendo... O povo brasileiro não sabe nem o momento de protestar... Pq tb não achei bonito a humilhação do nosso presidente... Temos poucas oportunidades de realizar um evento de projeção internacional como esse e pq escolher justamente esse evento para vaiar o presidente? Para continuarmos com a imagem de animais selvagens para o mundo?
Amanhã, quando ele tentar a reeleição, as mesmas pessoas que estavam vaiando e desrespeitando o Lula, votarão nele novamente... Somos um país sem memória... Do oba oba, dos mais espertos, da lei de Gerson... Quem somos nós para vaiar o presidente que elegemos 2 vezes consecutivas? Só uma reflexão que tive...
Hum, me empolguei, foi mal! hahaha
Mas, vc continua sendo o repórter mais querido pra mim! hahaha :-)
Parabéns pelo texto!

beijos lindo!

Flavio Cond disse...

Há exceções. Mas trata-se de um povinho que colhe o que planta...

Se tivessem engajamento político e cultural teriam condições de reverter muita coisa errada lá...

Enquanto isso, Bush come seu sucrilhos com bacon e caga na cabeça dos macaquitos

Falsos moralistas, patrocinadores de guerra e mazelas no mundo!

Belo texto. Se todo americano fosse como vc..

Unknown disse...

É... tá escrevendo um bocado hein mocinho?? Muito bons textos!!! Quanto às vaias... realmente o povo tá exagerando contra os americanos.. a maioria parece ser "normal", mas confesso que apoio MESMOOO a vaia à boa parte dos cubanos/cubanas... pelo que vi, são extremamente mal-educados, xingam, provocam, não respeitam o momento das medalhas (qdo não é o momento delas pelo menos)... um horror... Fiquei realmente impressionada com a falta de educação das cubanas do vôlei no único jogo que fui... Mereceram as vaias hehehe Mas sem exageros pelamordedeus!!!
Beijooo